MANOEL
BRANDÃO DO NASCIMENTO
Presidente da UNIJUF
Eleito em 04/05/2018, com mandato até 04/05/2021
Primeiro Tesoureiro da UNIJUF
Eleito em 05/05/2015, com mandato até 04/05/2018
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Presidente da Associação de Moradores do Bairro
Areoporto
Mandato de 31/07/2016 à 31/07/2019
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GERALDO MAGELA DE PAIVA
Certificados
e Homenagens
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Primeiro
Tesoureiro da UNIJUF
Eleito em 04/05/2018, com mandato até 04/05/2021
(Com procuração para representar
o Presidente)
Presidente da UNIJUF
Eleito em 05/05/2015, com mandato até 04/05/2018
Vice-presidente
da UNIJUF
De 05/05/2012 a 12/01/2014.
Em
13/01/2014 assumiu a presidência,
até 05/05/2015
tendo em vista a renúncia do presidente.
Segundo
Secretário da UNIJUF
De 05/05/2009 a 05/05/2012.
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Casado,
nasceu no município de Santa Bárbara do Tugúrio -
MG, em 1945.
Em
1955
mudou-se para Juiz de Fora.
Em novembro de 1967, ingressou na Caixa Econômica Federal-CEF, em
Juiz de Fora.
No início de 1971 foi transferido para a cidade de Visconde do
Rio Branco - MG, onde exerceu as funções de Caixa Executivo,
Subgerente e Gerente.
Em julho de 1978, ainda em Visconde do Rio Branco, foi indicado para exercer
a função de Inspetor de Agências, com vinculação
direta à Matriz da CEF, em Brasília/DF.
Em 1979, como Inspetor, voltou a residir em Juiz de Fora.
No mês de junho de 1992, através de processo seletivo, assumiu
a função de Auditor, aposentando-se em setembro de 1997.
Durante os quase 20 anos (1978-1997) em que exerceu as funções
de Inspetor e Auditor da CEF, viajou por diversos estados do Brasil (MG,
PR, SP, RJ, ES, GO, DF, BA, SE, PE, RN, CE, PI), sempre pautado na honestidade
e profissionalismo.
Adquiriu diversos conhecimentos:
- Técnico em Contabilidade,
- Desenvolvimento Organizacional,
- Gerência por Objetivos,
- Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa,
- Habitação e Hipoteca,
- Open Market,
- Gerencial Básico da Qualidade,
- Administração e Operação de Crédito,
- Introdução à Auditoria Interna,
- Auditoria Comercial,
- Auditoria de Agentes Externos,
- Auditoria Financeira,
- Auditoria de Programas,
- Editoração Eletrônica (CorelDraw, PowerPoint, PageMaker,
PhotoShop),
- Montagem e Manutenção de Microcomputadores,
- Web Designer,
entre outros.
Atribuições exercidas:
Associação
de Moradores do Bairro Barbosa Lage
Primeiro Secretário - de setembro de 2005 à
outubro de 2009. Responsável pela organização de
toda a documentação da entidade.
Presidente - eleito em setembro de 2009 para cumprir
o mandato de dois anos, até outubro de 2011, mandato este prorrogado
para até 2012 em Assembleia Geral realizada
em 14 de setembro de 2010, quando foi aprovado o Novo
Estatuto da Entidade, com importantes adequações,
dentre elas a ampliação do mandado da diretoria que passou
a ser de três anos, aplicando-o a atual diretoria.
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UNIJUF
(União Juizforana de Associações Comunitárias
de Bairros e Distritos)
Segundo Secretário, empossado em maio de 2009 para o triênio
2009/2012, tendo atuação direta na criação
do site da UNIJUF (www.unijuf.org.br),
ficando como responsável pela manutenção do mesmo.
Vice-presidente
da UNIJUF
Empossado em 05/05/2012 para o triênio 2012 / 2015.
Presidente da UNIJUF
A partir de 13/01/2014, tendo em vista o afastamento do presidente Alanir.
Primeiro Tesoureiro
Eleito em 04/05/2018, para o triênio 2018/2021. Cumpriu o mandato
tampão de 13/01/2014 à 04/05/2018, e Presidente eleito em
05/05/2015
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Conselheiro
do Conselho Municipal de Transportes de Juiz de Fora (CMT)
Em 22/06/2011, através da Portaria nº 7.553, foi nomeado conselheiro
da Região Norte, até maio de 2013.
Conselheiro
do Conselho Municipal de Saúde de Juiz de Fora (CMS)
No dia 21/10/2011, pela Portaria nº 7.653, foi nomeado conselheiro
do CMS, representando a UNIJUF
- União Juizforana de Associações Comunitárias
de Bairros e Distritos.
Foi escolhido pelos membros da comissão como presidente
da Comissão de Recursos.
Integrante da Comissão do Hospital Regional e
da UPA Benfica.
Conselheiro do Conselho Regional de Assisstência Social
- Zona Norte (COREAS).

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ALANIR DE SOUZA PINTO
(2009 / 2012 e 2012 / 2015)
Licenciado da Presidência da UNIJUF em 22/01/2013.
Em 13/01/2014 se afasta definitivamente, assumindo a Presidência
o
Vice-Presidente Geraldo Magela de Paiva. Veja acima.
Nascido na
cidade de Ubá - MG, em 15/04/1947, cresceu entre dificuldades de
todo género. Desde os seus treze, quatorze anos de idade, trabalhando
de servente de obras a almoxarife e apropriador de mão-de-obra,
hoje é assistente administrativo, integrante do quadro efetivo
da EMPAV.
Sempre se dedicou a discussões de temas polêmicos, inclusive
no Colégio onde fez o seu antigo ginasial. Em Juiz de Fora, reativou
a SPM do Bairro Sagrado Coração de Jesus em 1986, que estava
inoperante desde sua criação, em 1974. Assumiu a presidência
da SPM com o bairro sem qualquer infra-estrutura, uma autêntica
"zona rural". Eleito três vezes presidente do bairro,
sempre pelo voto direto e secreto da sua comunidade e em disputa com outras
chapas, concluiu seu último mandato elegendo sua vice-presidente
para a presidência. O bairro, que nada tinha, foi entregue à
sua sucessora com a ruas asfaltadas, rede de água, esgoto e iluminação
publica em todas as ruas, uma escola municipal construída e duas
vezes ampliada, além da sede própria da SPM do Bairro Sagrado
Coração de Jesus.
Ainda no movimento comunitário participou, junto de outras lideranças,
da criação da FAMEMG e, em Juiz de Fora, da criação
do Conselho Municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Assistência
Social e do Conselho Municipal de Habitação.
No movimento sindical, foi um dois fundadores do Sindicato dos Servidores
Públicos Municipais, chegando a exercer a vice-presidência
da instituição e, interinamente, sua presidência.
Como sindicalista, participou de várias comissões e grupos
de trabalho, dentre elas a que elaborou o estatuto dos servidores municipais
(lei 8710/95) e do PCCV (lei 9212/98).
Foi membro ativo da comissão que propôs, e obteve, a revisão
da lei municipal que reinstituiu o cargo de auxiliar de enfermagem II,
corrigindo uma distorção e injustiça presente na
lei municipal 9212/98.
Na área do SUS, foi o responsável pela convocação
e realização do primeiro encontro popular de saúde
da cidade, em abril de 1991, no Bairro Ipiranga, que gerou uma Comissão
e um trabalho que se ampliou, cresceu e expandiu por toda a cidade, agregando
outras lideranças e forças políticas, o que permitiu
a realização do 1o Encontro Popular de Saúde (junho/91)
e do 2o Encontro Popular de Saúde (setembro/91) do qual saiu a
proposta apresentada como tese na 1a Conferência Municipal de Saúde
e daí a lei municipal 8076/92 - a criação do Conselho
Municipal de Saúde. Como Conselheiro Municipal de Saúde,
participou e presidiu importantes Comissões: a que cuidou da implantação
do PSF e depois dos Agentes Comunitários de Saúde, a que
consolidou o "Sociedade Saúde" (somente não implantada
por desinteresse das administrações municipais anteriores),
e a que elaborou o Plano Municipal de Saúde em tramitação
no CMS. Foi Ouvidor Municipal de Saúde e ali mostrou sua garra,
a ponto de ingressar no Ministério Publico, com uma representação
contra a então Secretária Municipal de Saúde, Dra.
Nininha, fator decisivo para a campanha desenvolvida por ela, no sentido
de não permitir a sua reeleição para a Ouvidoria.
Na UNIJUF foi um dos principais responsáveis pela realização
do primeiro congresso municipal e a primeira revisão do estatuto
da UNIJUF, em fevereiro de 1996, data em que passou a adotar a sigla UNIJUF,
e também quando foi criado o Conselho de Representantes de Entidades
Filiadas - CREF.
Foi o autor intelectual da lei que deu à UNIJUF uma cadeira cativa
no CMS/JF, sendo presidente do CREF/UNIJJUF e vice-presidente da UNIJUF.
Afastado desta enquanto se dedicava às atividades sindicais, terminando
lá o seu mandato retornou à UNIJUF.
Recentemente, propôs e tornou realidade, em 11/12/2008, o site da
UNIJUF.
Em 04 de maio de 2009, após um processo eletivo conturbado, foi
eleito e empossado presidente da UNIJUF para o biênio 2009/2011,
demonstrando muita disposição e coragem para assumir a presidência
e projetá-la num novo mundo, mais competitivo e descortinando novos
horizontes.

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JOSÉ MANOEL DA SILVA
(2005 - 2009)
Atuando
no movimento comunitário desde os anos 70, José Manoel
participou ativamente das atividades da Igreja Católica, especialmente
na evangelização de jovens e adultos. Na região
de Santa Luzia foi Conselheiro Local e Regional de Saúde.
Convidado a disputar a eleição da diretoria da SPM de
Santa Luzia, foi eleito em 1996, sendo reeleito a seguir. Participou
da UNIJUF inicialmente como vice-presidente durante todo o período
em que Suely Gervásio esteve à frente da entidade. Em
2005 foi eleito presidente para o mandato que foi marcado pela realização
de diversos seminários e cursos para capacitação
de líderes, e pela atualização do regimento interno
da entidade.
Procurou promover a integração das lideranças de
bairros, homenageando em evento solene os líderes que se destacaram.
Estimulou a modernização dos estatutos das organizações
comunitárias dos bairros e distritos com a adequação
ao novo Código Civil.
Representou a entidade em diversas reuniões da Famemg, em Belo
Horizonte, e da Conam em Brasília.
Na UNIJUF, estreitou a parceria com Prefeitura e a Câmara de Vereadores,
com forte presença da entidade em solenidades, debates e audiências.

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SUELY
GERVÁSIO
(2001 - 2005)
Suely
ingressou no movimento comunitário a partir da experiência
como presidente da SPM do Bairro Retiro e Vila dos Sonhos.
Preocupada com a maior participação das mulheres nas lutas
reivindicatórias, ela se destacou nessa causa, o que a fez candidatar-se
a presidente da UNIJUF. Em sua gestão, comemorou a aprovação,
pela Câmara Municipal de Juiz de Fora, do projeto que transferiu
o Dia Municipal do Líder Comunitário, antes comemorado em
8 de dezembro, para 31 de março, aniversário da Unijuf.
Segundo ela, a data anterior, por coincidir com as festas de final de
ano, dificultava as comemorações.
Outro importante avanço, alcançado em sua gestão,
foi a criação de uma contribuição das associações
de moradores para custear as despesas de manutenção da UNIJUF.
Em outro plano, lutou para que a entidade tivesse a sua própria
sede. Inicialmente, de uma sala alugada na Avenida dos Andradas, a entidade
passou para uma sede provisória no Bairro Vitorino Braga, até
ocupar o imóvel cedido pela Prefeitura na Rua Fonseca Hermes, 143-A,
no Centro da cidade. Este espaço, em um prédio de propriedade
do Estado, foi cedido à UNIJUF em compensação à
desativação de sua sede, erguida no Bairro Vitorino Braga,
em área da Prefeitura, mas que, por conta das legislação
fundiária municipal, não permitia ali edificações.
A publicação do Jornal UNIJUF também marcou este
período.
Como presidente da entidade, Suely organizou diversos seminários
e representou Juiz de Fora no Fórum Mundial de Inclusão
Social em Porto Alegre.
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FERNANDO LUIZ
ELIOTÉRIO
(1996 - 2001)
No
início dos anos 80, Fernando participava de grêmios estudantis
e das lutas do
movimento negro. Sua necessidade de atuar nos movimentos sociais ficou
mais forte quando mudou com sua família para Juiz de Fora, para
tratamento médico dos seus pais adotivos.
Foi secretário e presidente, por três mandatos consecutivos,
da Associação de Moradores do Bairro Jardim de Fátima.
Seu dinamismo como um dos diretores da Unijuf credenciou-o para disputar
a eleição de presidente da entidade, sendo eleito em 1996
e reeleito em 1998. Em seu mandato, trabalhou pela adequação
do estatuto da entidade ao novo Código Civil. Como presidente,
estimulou a democratização das associações
filiadas e incentivou uma maior participação das comunidades
nas ações empreendidas pela Unijuf.
Representando a entidade em Montevidéu, no Uruguai, esteve com
consultores da Organização das Nações Unidas,
quando discutiu os rumos do movimento comunitário e a experiência
brasileira. Na ocasião, defendeu maiores investimentos nos setores
de moradia e saneamento básico para Juiz de Fora.
Ao concluir o mandato, Fernando foi eleito presidente da Federação
das Associações de Moradores do Estado de Minas Gerais (Famemg),
entidade onde também atuou como vice-presidente, secretário,
tesoureiro e diretor regional. Em maio de 2002, foi eleito segundo vice-presidente
da Confederação Nacional de Associações de
Moradores (Conam).
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ROXAEL CÂNDIDO
DA CUNHA
(1957 - 1996)
Nascido
em Paraíba do Sul, Rio de Janeiro, em 22 de setembro de 1917, Roxael
mudou-se para Juiz de Fora em 1942, depois de casar-se com Marta da Conceição
Cunha, com quem teve seis filhos.
Desde o final dos anos 40, mora no bairro Grajaú, onde ajudou a
fundar a Sociedade Pró-Melhoramento do Bairro Grajaú e Vitorino
Braga. Da mesma entidade, foi presidente diversas vezes. Um dos fundadores
da UNIJUF, Roxael Cândido conta que nos primeiros anos, a União,
como era mais conhecida a entidade, se reunia para discutir os problemas
da cidade e, sempre que solicitada, auxiliava na organização
de outros movimentos em cidades de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de
São Paulo.
Com uma invejável memória, ele recorda um fato que remonta
ao período do regime militar: "Fui convocado para depor em
um quartel do exército, pois suspeitavam que o movimento comunitário
de que participava era de inspiração comunista. Pedi para
que minha família fosse avisada. Na ocasião, o padre Wilson
Vale da Costa, capelão do exército, defendeu-me, informando
que não tínhamos nada a ver com o assunto. Assim, fui dispensado
de novas perseguições."
Roxael se orgulha do pioneirismo da cidade no processo reivindicatório
dos bairros: "É importante dizer que Juiz de Fora se destaca
como uma das primeiras cidades brasileiras a organizar o movimento comunitário.
E, com outros municípios, ajudamos a fundar a Federação
das Associações dos Moradores do Estado de Minas Gerais
(Famemg), em 18 de maio de 1988, e a Confederação Nacional
de Associações de Moradores (Conam), em 17 de janeiro de
1982."
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